ESTÉTICA DA CIRCULARIDADE
A linha conceitual utilizada, na elaboração das composições visuais do projeto, está na estética do Marabaixo enquanto circularidade. Compreender Marabaixo como dança não seria suficiente até descobrir que essa expressão cultural surge em meio aos movimentos das ondas em alto mar. Não é, simplesmente, uma manifestação tradicional, Marabaixo é narrativa cursiva em meio a uma poética do fluxo. Portanto, as peças produzidas nas oficinas do projeto se deixam perceber em uma movimentação que perpassa as imagens em seus elementos pictóricos: nas ondulações das saias das dançarinas, no movimento coletivo circular, nos rodopios de eixos dos personagens, nas estruturas curvilíneas do plano global dos praticantes.
A MATÉRIA E A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA!
Reaproveitamento foi a ideia que mobilizou a confecção dos trabalhos artísticos, uma vez que, o principal suporte foi o papelão reaproveitado de tampas de centrais de ar, do próprio Instituto Federal! As pranchas com medidas aproximadas de 1,0m x 1,0m, em número de cinco, serviram como base à aplicação de tintas acrílicas também reaproveitadas de reformas de casas, tintas de tecido, esmaltes de unha, dentre outras coletadas e reunidas entre os colaboradores.
De modo intencional, houve a preocupação em deixar aparente o fundo cru do papelão. A ideia é deixar transparecer o matérico como parte integrante da imagem, incluindo também áreas de recortes até as camadas do meio, ou seja, em alguns espaços do plano pictórico, retirou-se a superfície lisa para mostrar as texturas onduladas, por exemplo. Quanto ao resultado, os micro ondulados trazem efeitos de texturas táteis combinados às texturas gráficas das pinturas.
Duas peças foram montadas lado a lado (1,80 x 1,00m), para trazer uma sensação do personagem em tamanho real. Outras duas obras que compõem a mostra são instalações em recorte de papel 180g/m², as quais se caracterizam pela mobilidade da configuração do desenho das peças, nas superfícies verticais e horizontais do espaço expositivo.
(Ronne Dias, Coordenador. Marabaixo: narrativas poéticas. Projeto de Extensão em Arte e Cultura/IFAP, 2022/2023 - 2023/2024).
FLOR DO MUNDO
1,0 X 1,0 m.
Técnica mista s/ Papelão.
MARABASSAIA
1,0 X 1,0 m.
Técnica mista s/ Papelão.
PASSOS DO MARABAIXO
1,0 X 1,0 m.
Técnica mista s/ Papelão.
MAR-A-CIMA, MAR-A-BAIXO
1,0 X 1,0 m.
Técnica mista s/ Papelão.
OLHO DA BATIDA
1,0 X 1,0 m. Técnica
mista s/ Papelão.
INSTALAÇÃO VERTICAL
Área de 3,5 m².
Papel 180g/m² recortado.
INSTALAÇÃO VERTICAL
0,40 X 0,40 m.
Papel 180g/m² recortado.
DANÇADEIRA DE MARABAIXO
1,80 X 1,00 m. Técnica mista s/
Papelão.
TOCADOR DE CAIXA
1,80 X 1,00 m. Técnica mista s/
Papelão.