Glossário

Aquarela: A técnica da aquarela basicamente consiste em aplicar um pigmento (tinta) diluído em água sobre papel (celulose, algodão). Trata-se de uma técnica milenar que remonta ao surgimento do próprio papel. Os melhores resultados são obtidos com uso de papel de algodão, pois possui uma tolerância maior às sucessivas camadas de água e tinta, proporcionando maior fluidez e luminosidade. A aquarela passou a ser difundida artisticamente a partir do renascimento, e hoje é muito utilizada também por arquitetos e sketches no mundo inteiro para ilustrar seus projetos ou o cotidiano das cidades, como forma de registro do seu entorno e de sua própria época. (Haroldo Matos, 2021 - colaborador).

Curadoria: Mais do que preservar e cuidar de obras, a curadoria deve viabilizar a obra, o local, o suporte, espaço e o público. Atua e assume atividades desde a seleção dos trabalhos artísticos dentro de um recorte proposto. Requer envolvimento, pesquisa, colaboração, relacionamento, conhecimentos culturais, artísticos e técnicos. (Cristiane Ferreira, 2021 - colaboradora).

Desenho: uma das mais básicas formas de expressão humana, constitui-se para além de uma categoria das artes visuais, o desenho está presente nas diversificadas atividades culturais das sociedades, com amplo espectro de funções, o desenho cresce e se renova com os avanços tecnológicos e acompanha os materiais e recursos sofisticadas do mundo. Na educação é considerado um importante meio ou instrumento pedagógico capaz de externar, materializar, refletir, imaginar, inventar e projetar ideias, sentidos e percepções sobre si, os outros e o mundo. (Ronne Dias, 2021 - colaborador).

Entalhe: deriva de uma das mais antigas técnicas artísticas, sob cortes e escavações com uso de talhadeiras, formões e goivas entalha-se a madeira criando formas nas superfícies. O artista visual Isaías Brito explica que entalhar dentro de um contexto artístico visual "é um trabalho artesanal que tem a finalidade de dar vida a ideia do artista, transformando plasticamente através de cortes a matéria madeira, destacando um desenho em alto relevo".

Nanquim: conhecida como tinta da china ou, simplesmente, ink do inglês, sua origem remonta acerca de dois mil anos, desde registros de desenhos e caracteres chineses com uso de substâncias minerais e vegetais como fuligem, goma arábica, resinas vegetais, pó de fumo..., misturas artesanais para se chegar na cor preta. A tinta nanquim possui características de baixa densidade ou viscosidade, isso proporciona eficácia na fluidez do traço para instrumentos de varetas, penas, pinceis e canetas bastante utilizada em desenhos artísticos, projetos arquitetônicos, artes gráficas e tatuagens. Sua produção industrial desenvolveu uma tintura sintética com variação cromática que, dentre os vários aspectos, resulta como marca indelével. (Ronne Dias, 2021 - colaborador).

Natureza Morta: esse gênero da arte esteve entre as mais populares pinturas temáticas, por ser acessível na construção plástica de objetos. Elementos postos sobre a mesa, comumente, de uso doméstico e alimentar são os preferidos dos artistas ao descreverem texturas, volumes, sombras, sobreposições, sobretudo, revelam da gastronomia, dos modos decorativos, dos costumes e práticas cotidianas. (Ronne Dias, 2021 - colaborador).

Performance: considerada uma categoria contemporânea de arte, logo híbrida por sua interface visual, sonora e teatral que tem como base o corpo, às vezes, como instrumento ou como suporte artístico. Para a artista Mapige (Maria Pinho), as performances são "rituais do cotidiano que me atravessam, me afetam, me inquietam e me aparelham com tudo que me envolve nos lugares onde crio interações e vivências. Por outro lado, a performance é um encontro entre arte e vida que se encontram na fugacidade do ritual e criam ações performáticas de resistência po(é)tica, política e ideológica na presença no 'aqui agora' ".

Pintura sacra ou arte sacra: compreende imagens de divindades ou cenas religiosas que trazem em sua temática a história da arte cristã, pois é na religião e em cenas e figuras de passagens bíblicas que o pintor se inspira e interpreta suas representações pictóricas.

Pigmentos Naturais: corantes produzidos com substâncias não industrializadas, ou seja, extraídos de matérias primas de modo artesanal para uso de tinturas. Há registro de pigmentos naturais desde a pré-história com utilização de minérios triturados, carvão vegetal e aglutinantes como gordura animal dentre outras misturas. As técnicas são diversas para liberar a cor dos materiais desde uso de água natural ou fervente, clara de ovo, álcool, etc...