MAR ACIMA E MAR ABAIXO DE CORES AMAZÔNIDAS

JERIEL E A BUSCA CONSTANTE PELA COR AMAZÔNIDA


                                                                                                       Hélida Coelho

                                                                                                        Curadora

 

As pinceladas do artista visual amapaense Jeriel Luz oferecem um brilho especial por meio de suas narrativas visuais singulares, construídas por traços, formas e cores que retratam a vida ribeirinha, a cultura da Amazônia ou os modos específicos de ser amapaense.

A “Pop Art Tucuju” 1, de Jeriel fundamenta suas obras na brasilidade regional do estado do Amapá. Em poucas palavras, o artista expõe a força motriz de sua produção poética: “O que me move é a minha poesia pintada, faço arte para existir!” 

Jeriel Luz é licenciado pleno em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá, mas sua jornada como artista plástico começou desde a sua infância. Suas primeiras produções foram criadas a partir das histórias das populações ribeirinhas contadas pela sua mãe.

Atualmente, o artista possui um ateliê próprio que reúne parte de seus trabalhos e serve como lugar de produção, inspiração para seus estudos e criações. O artista aventura-se por várias técnicas, além de ser um excelente desenhista, ilustrador, muralista e gravurista. Sua habilidade e paixão pelas tintas, seja tinta óleo ou acrílica sobre tela, qualificam a beleza de suas obras.

O professor artista Jeriel tem sua obra apresentada em circuitos artísticos nacionais como no estado do Rio de Janeiro e internacional com exposição no Carrousel du Louvre em Paris; e Lisboa, em Portugal, que possibilita ao “olhar” estrangeiro adentrar em cenários, culturas e as paisagens do nortista brasileiro.

Seu repertório visual é formado a partir de estudos acadêmicos, de memórias e imaginativos. Destacam-se nas exposições e obras de Jeriel o cotidiano, as histórias macapaenses, as águas, as paisagens, as danças, as comidas típicas amapaenses, o hemisfério entre vários temas. Vemos, portanto, uma paleta com predominância de tons pastéis que se contrastam com as cores complementares e análogas do círculo cromático criando uma atmosfera alegre e contagiante, suas pinturas pulsam e expressam paixão pelas cores.

Em sua série de pinturas que compõe a Exposição Marabaixo – a essência de um povo, traduz sua busca pela cor amazônida, no qual expressa para além da cor brilhante em suas telas, os modos de ser e fazer de um povo, o ritmo e a esperança cantada em versos “mar acima e mar abaixo”.

Neste sentido, as obras aqui expostas funcionam como uma rede de afetos, sem uma ordem cronológica de espaço ou determinação de tempo. Uma arte que graças a sua riqueza de luz, brilhará constantemente nos corações daquele que conhece a beleza da Amazônia amapaense.

_________________________________________________________________

1 Estilo artístico criado por Jeriel, no qual descobriu uma afinidade com o movimento artístico Pop Art (criado em 1950, Reino Unido), que vem de sua identificação sobretudo com as cores e com o figurativo expresso nesse gênero. Porém, o artista fundamentou-se também em outros gêneros como o Cubismo, para o uso das figuras cortadas pelas linhas traçadas; o fauvismo, devido à simplificação das formas; e o Orfismo associado ao mítico. Disponível em https://www.poparttucuju.blogspot.com. Acesso: jan. 2024.